sábado, 1 de agosto de 2009

Vacina contra gripe suína só vai ser produzida no Brasil em 2010?

A vacina para combater a influenza A (H1N1) - gripe suína - no Brasil só será produzida pela Instituto Butantan a partir de 2010. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, negou que a ausência de uma vacina ainda para este ano se deva ao fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter enviado a cepa do vírus ao Butantan.

A vacina, segundo Guimarães, irá combater uma "eventual segunda onda" da pandemia no Brasil, prevista pelo ministério para o próximo inverno. "A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave.", avaliou.

O secretário reforçou que as pessoas que apresentam sintomas gripais devem se precaver procurando atendimento médico em postos de saúde e ambulatórios. "Apenas os que tiverem um agravamento [do quadro clínico] serão encaminhados para hospitais de referência", disse.

O Brasil já teve 11 mortes confirmadas e registrra 1.175 casos.

UE decide em outubro quem vacinar

Ministros da Saúde da União Europeia devem reunir-se no início de outubro para decidir quem será vacinado no combate à gripe A H1N1.

A comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, afirmou que a vacina deverá estar pronta para distribuição em setembro.

Androulla Vassiliou considerou suficiente a vacinação apenas dos grupos de risco e disse que a estimativa da Comissão Europeia é que estes grupos representem um total de 60 milhões de pessoas.

A Organização Mundial de Saúde anunciou sexta-feira (17) que vai deixar de contar os casos individuais de infecção pelo vírus da gripe A H1N1, embora continue a acompanhar a evolução da pandemia.

O último balanço da OMS registrou 95.000 casos e 429 mortes, em todo o mundo.

2 comentários:

  1. Se fosse para inventar uma bomba atômica para tirar vidas humanas em um mês eles fariam isso rapidinho

    ResponderExcluir
  2. Sintomas

    A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

    Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

    Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

    ResponderExcluir